Blog

Afinal.... Como podemos ser Zero Waste?

Afinal.... Como podemos ser Zero Waste?

O termo inglês promove o máximo aproveitamento e encaminhamento correto de resíduos recicláveis e orgânicos para que deles resulte nenhum desperdício!

Mas afinal, como podemos reduzir os nossos hábitos?

Mas ser zero waste implica muito mais do que apenas uma teoria memorizada. A meta da filosofia passa por levar a cabo práticas éticas, económicas, eficientes e visionárias que incentivem os ciclos naturais sustentáveis até ao ponto em que todos os materiais são pensados e produzidos de maneira a permitir a sua recuperação e uso pós-consumo. E isso implica um processo que pode estar assente em cinco princípios essenciais.

É definitivamente uma mudança de vida que deve ser implementada de modo gradual e ir aumentando ao longo do tempo e também do conhecimento em criar mais soluções para evitar a produção de lixo. Dessa maneira, vais saber onde podes cortar!

Agora entra os 5 R's: Recusar, Reduzir, Reusar, Reciclar e também vou incluir o ROT (decompor em inglês).

Evita comprar produtos plastificados, garrafas de água, escovas de dentes de plástico, produtos descartáveis, pensos higiénicos ou pastas de dentes "convencionais".
É muito importante que também não haja desperdicio na comida e na água! Se sobrar comida nas refeições, usa a tua criatividade para confeccionar outro prato!
Na água, reduz ao máximo o tempo de banho, e água usada, usa para regar as tuas plantas!

Para isso, a Made tem várias alternativas a estes produtos! Temos disponiveis escovas de dentes e cotonetes de Bambu, luffas vegetais para substituir as esponjas, champô e sabonete em barra, pasta de dentes orgânica, pensos higiénicos feitos à mão e até fraldas reutilizáveis para bebés!

Com isto, ainda há desculpa para produzirmos tanto lixo? 🤔

Curiosidade:

Em Portugal, este estilo de vida é defendido pelo movimento Lixo Zero Portugal, liderado por Ana Milhazes que, desde 2016, vive sem resíduos e lançou, ela mesma, um manual de bases para ajudar os aspirantes a zero waste a começar o processo. O exemplo veio da fundadora internacional do movimento Zero Waste, Bea Johnson que, em 2018, produziu juntamente com a família apenas um frasco de lixo.



×