Blog

Aromaterapia - Os nossos óleos

Aromaterapia - Os nossos óleos

  • O que são Óleos Essenciais?

São substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes que constituem a principal componente de uma planta e de onde se extraem as substâncias com ação terapêutica. Podem encontrar-se nas várias partes das plantas (folhas, flores, cascas, ramos, frutos, rizomas) e são formados por várias substâncias químicas - como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, hidrocarbonetos, etc. Estes óleos são usados devido à sua componente odorífera na cosmética (em perfumes, sabonetes, etc.) e detergentes entre outros produtos, como aromatizante em confeitaria, refrigerantes e outros produtos alimentares e na indústria farmacêutica em produtos dentários e na aromaterapia.

  • Como relaxar com a Aromaterapia?

Existem alguns óleos essenciais capazes de proporcionar um relaxamento profundo. Podem ser usados ao longo do dia de uma forma tão simples como abrir o frasco e cheirá-los várias vezes.

  • Quais os óleos mais usados para relaxar?

Os óleos mais utilizados para provocar relaxamento são: 

Lavanda – este óleo que tem inúmeras aplicações, é capaz de provocar um relaxamento profundo, oferecendo tranquilidade e serenidade;
Limão – para além de ter a capacidade de reduzir a tensão, ajuda-nos também em situações de fadiga psíquica e física;
Ylan Ylang – calmante e sedativo, tem a capacidade de regularizar o ritmo cardíaco, permitindo diminuir a ansiedade e induzindo um estado de paz e tranquilidade. 
Usados em separado ou em conjunto podem beneficiar muito quem tem dificuldade de relaxar.

  • Quais as técnicas usadas para administrar óleos essenciais associados ao relaxamento?

Quando falamos de relaxamento falamos de uma paragem, falamos de desligar um pouco da rotina que nos absorve durante o dia. Existem duas formas de administração dos óleos essenciais quando falamos de relaxamento, são elas: a difusão dos aromas no local onde estamos e a massagem.

  • Como difundir os aromas no local onde estamos?

Para difundir no ambiente pode recorrer a um difusor a frio. Coloca a água de acordo com as instruções do aparelho e junte 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 5 gotas de óleo essencial de limão. Difunde 3 a 4 vezes por dia por períodos de 2 horas. Esta sinergia é particularmente benéfica durante o dia. Se quiseres relaxar à noite, no difusor com água acrescenta 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 4 gotas de óleo essencial Ylang Ylang.

  • Como aplicar os óleos essenciais através da massagem?

Em 20 ml de óleo de amêndoas doces adicione 3 gotas de lavanda, 2 gotas de limão e 2 gotas de Ylang Ylang. Caso esteja sozinha massaje com movimentos lentos a zona do pescoço, ombros e braços. Caso esteja acompanhada peça que lhe massagem as costas dando especial atenção aos locais referidos anteriormente. Sempre com movimentos lentos e suaves.

Experimenta. Tem a certeza que a tua saúde e o teu bem-estar sairá beneficiado.

Os nossos Óleos:

  • BIO SCENTS

Sediada no sul de Portugal, a Bio Scents oferece uma gama de produtos de fragrância de alta qualidade para casa e corpo com ingredientes 100% naturais.

Estes produtos são cuidadosamente projetados para usar o mínimo de plástico possível.

São simples e apoiam um corpo, mente e espírito saudáveis, trazendo um perfume natural para tua casa e corpo.

Em cada Óleo no nosso site, encontras uma descrição completa do mesmo!

Ficam aqui algumas sinergias que podes utilizar para relaxar. Escolhe a que preferires e desfruta.



×