Blog

Novos hábitos sustentáveis para 2021

Novos hábitos sustentáveis para 2021

2020 foi sem dúvida alguma, um ano atípico e desafiante para todos nós. A COVID-19 alterou drasticamente a nossa vida, todos sofremos com esta pandemia e sabemos que nada voltará a ser como antes. No meio destas mudanças é importante olharmos para o que também adquirimos, ao estarmos em confinamento tivemos de nos adaptar a novos hábitos e tivemos oportunidade de parar e refletir sobre a nossa vida.

O facto de termos de nos adaptar a novos hábitos abriu, ainda mais, a porta para outras mudanças, essas que para além de passarem pelo consumo mais controlado e pela comprar de produtos/serviços portugueses também, passam por uma vida mais sustentável com o propósito de diminuir a nossa pegada ecológica.

O fim do ano 2020 é tempo de pensar em novas resoluções para 2021 e hoje desafiamos-vos à mudança. Estás preparada? Vamos a isso!

Uma das grandes mudanças a ser feita é a redução do uso de plástico ou da utilização única. Garrafas de água, detergentes, cotonetes, talheres, pratos, palhinhas e outros produtos de plástico descartáveis são para cortar. Neste momento, é possível encontrar alternativas sustentáveis a todo este material, a diferença começa aqui!

Ao falarmos em comercio sustentável falamos das compras em segunda mão. Nós somos caso disso, no nosso site podes encontrar roupa em muito bom estado, mas que já não usamos. Dá-lhe uma segunda oportunidade, não te esqueças de o fazer de forma responsável, compra o que precisas.

Ainda no mundo das compras, umas das opções é a compra de produtos a granel. Procura na tua zona de residência pois este tipo de comércio tem crescido imenso em Portugal, é um dos passos para reduzir no uso do plástico nas embalagens e manteres um consumo mais controlado.

Uma outra dica para um ano 2021 eco-friendly é a redução do consumo de água. Como? Podes utilizar a água que usas para lavar os alimentos para as descargas na sanita, é uma ótima solução que vais sentir também na tua carteira. E claro, troca os banhos longos e de banheira por um banho de chuveiro.

Ainda dentro da tua casa, procura usar equipamentos energeticamente eficientes, os produtos têm uma etiqueta com os níveis energéticos de menos eficiente e mais eficiente, sendo a melhor escolha os eletrodomésticos com a classificação de A+ + +. Para começar, podes usar lâmpadas LED que são muito mais económicas, com diferentes iluminações para diferentes cómodos.

Por fim, a dica que te damos vem do último artigo que partilhamos contigo: criares os embrulhos para prendas, a decoração para a tua casa e presentes únicos para os teus. É neste passo que vais dar asas à tua imaginação. Aproveita!

Não podemos deixar de relembrar a política dos 5 R’s: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e repensar.

Começa o ano 2021 com novos objetivos e novos hábitos sustentáveis, o planeta Terra precisa de ti!

Bom ano 2021 para todos!



×